Investing.comTaxas de Câmbio fornecidas por Investing.com Brasil.

terça-feira, 12 de julho de 2011

São Luís vai sediar o Congresso Brasileiro de Energias Renováveis

O Imparcial
Publicação: 12/07/2011 17:22





SEDE
São Luís vai sediar este ano o I Congresso Brasileiro de Energias Renováveis. O anuncio foi feito durante reunião do vice-governador, Washington Luiz Oliveira e o secretário de Minas e Energia, Ricardo Guterres, nesta terça-feira (12), no Palácio Henrique de La Rocque, com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa (ABIB) e de diversas secretarias de Estado e órgãos públicos.

O Congresso é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e do Governo do Estado. Marcado para o para o período de 28 a 30 de novembro, reunirá técnicos de renome nacional e internacional, além de lideranças políticas, empresários e gestores públicos. A palestrara de abertura será do presidente da World Bioenergy Association, Kent Nvstom.

Durante a reunião, o representante da ABIB, Clóvis Rech, mostrou os detalhes sobre a realização do congresso e apresentou as potencialidades do Maranhão no campo das energias alternativas.


O vice-governador afirmou que o Maranhão foi escolhido por ser um estado com grandes perspectivas na área de energia alternativa, principalmente no campo da produção de biomassa, gerada a partir de detritos como os provenientes do setor industrial.

“A meta do Governo do Estado é que o processo de industrialização do Maranhão seja realizado com distribuição de renda e produção economicamente sustentável”, ressaltou Washington Luiz Oliveira, ao destacar a importância da realização do congresso.

O secretário Ricardo Guterres disse que o Maranhão está abrindo espaço para o incremento de energias alternativas. “Nesse sentido, a realização desse congresso é muito importante” explicou. Para ele, o evento vai atrair empresas interessadas em investir em energia alternativa, além de motivar os empresários locais a buscarem a geração neste segmento, a partir do lixo que suas empresas produzem.


Na reunião ficou definida pela instalação do Comitê Técnico para a organização do Congresso, que será coordenado pela Seme. Nesta sexta-feira (15), às 15h, o comitê se reunirá na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria e do Comércio (Sedinc).

A reunião desta terça-feira ( 12) teve a presença de representantes da Seme e Sedinc, das secretarias de Estado de Desenvolvimento Agrário (Sedagro), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Todos estes órgãos integram o comitê.

O vice-governador afirmou que as universidades, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de instituições como a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e da Federação Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) serão convidas para participar do comitê.

Perspectivas

De acordo com o representante da ABIB, Clóvis Rech, a programação do congresso vai girar em torno da produção de energias eólica, solar, etanol, biodiesel e, principalmente de biomassa. “Novos projetos no setor de energia eólica que serão investidos no Brasil nos próximos dois anos proporcionarão um incremento de 4.643 MW, superior aos cerca de 4.500 MW previstos para a Hidrelétrica de Belo Monte”, afirmou Clóvis Rech.

A biomassa é caracterizada pela matéria orgânica convertida em energia. A produção acontece a partir de processos como a combustão de material orgânico, como o lixo urbano, lixo industrial, resíduos agrícolas e florestais. Desse material são feitos produtos conhecidos como briquetes e pellets.

Clóvis Rech explicou que a toneladas de pellets tem alto valor no mercado internacional e é um produto que pode ser exportando em tanques de navios, o que facilita o seu escoamento pelo Porto do Itaqui, em São Luís. Outra vantagem apontada por ele é que se trata de negócio gerado de muito emprego e oportunidade de negócios.

Nenhum comentário: