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domingo, 27 de julho de 2014

Porto do Itaqui entre os três maiores do país


Inauguração do terminal de grãos deve colocar o Porto do Itaqui entre os três maiores do país Quando funcionar com capacidade plena, o escoamento pelo Terminal de Grãos do Maranhão será a opção mais barata para os produtores da região por Globo Rural On-line Editora Globo Com o Tegram, custo de escoamento por tonelada de soja cairá de US$ 140 para US$ 115,o início das operações do terminal, que deve custar R$ 460 milhões, está previsto para o fim do ano de 2014. A obra permitirá que a capacidade instalada do porto salte dos atuais 2,5 milhões para para até 15 milhões de toneladas de grãos por ano em 2020.
O Tegram tornará o Porto do Itaqui uma alternativa ao escoamento de grãos - hoje, 80 % da soja exportada pelo Brasil sai pelos portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP), que enfrentam sérios problemas de logística. Quando o terminal estiver operando plenamente, cerca de 11,5% da produção de grãos do país será escoada pelo Maranhão. Com o terminal pronto, os produtores rurais de regiões próximas ao Porto do Itaqui devem gastar menos para escoar seus produtos. Hoje, o custo logístico para a exportação de uma carga de soja que sai de uma fazenda em Balsas, principal município produtor de grãos do sul maranhense, até o Porto de Santos é de US$ 140 por tonelada. Se a mesma carga fosse escoada via Itaqui, o custo seria de US$ 115. A construção do Tegram deve influenciar o aumento da área plantada não só do Maranhão, mas de Estados vizinhos, como Bahia, Mato Grosso e Piauí - a maior facilidade de transporte da produção estimula o crescimento da produção. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume de grãos na safra atual pode chegar a 182,27 milhões de toneladas, contra 165,7 milhões da safra passada.

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