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segunda-feira, 19 de maio de 2014

SÃO LUÍS MA E ANÁPOLIS GO LIGAÇÃO FERROVIA NORTE SUL CONCLUÍDA

A Valec deu na última segunda-feira (12) o primeiro passo para que a ferrovia Norte-Sul finalmente possa, quase três décadas depois de iniciada, ligar essas duas regiões do país. A partir de ontem, terça-feira (13) a estatal começa a receber pedidos de empresas de transporte para utilizar a malha da ferrovia entre Palmas (TO) e Anápolis (GO). Essa obra, que chegou a ser "inaugurada" pelo presidente Lula em 2010, deverá estar pronta para operar nos próximos meses. A Norte-Sul já está em uso entre Tocantins e o Maranhão desde 2008. Nesse trecho, a via foi concedida à iniciativa privada e é operada pela Vale. O novo trecho conseguiria fazer a integração com ferrovias já existentes no país, o qual tem um ramal que chega a Anápolis e vai para outros Estados do Centro-Oeste e Sudeste. A Valec será responsável por operar o trecho ligando Tocantins a Goiás. Seguindo um novo modelo ferroviário, a disponibilidade de transporte da via será repassada a quem pedir. No modelo anterior, a linha era concedida a uma empresa que transportava as cargas com exclusividade no trecho. A Valec informou que as projeções apontam que, num primeiro momento, a quantidade de pedidos será menor que a capacidade da linha e, caso isso ocorra, todos serão atendidos. O valor a ser cobrado será igual para todas as empresas. Os pedidos das empresas serão entregues até julho deste ano e, depois disso, a estatal vai anunciar como será a distribuição. Atualmente, apenas as concessionárias que já operam ferrovias teriam capacidade para usar essa via. Isso ocorre porque somente elas teriam locomotivas e vagões necessários para isso. A esperança do governo é que outras companhias possam comprar equipamento para utilizar a linha. E também passar pelos trilhos que são hoje administrados pelas concessionárias. Para isso, o governo terá antes que criar regulamentos específicos para essa companhias, o que foi prometido para o ano passado mas ainda não aconteceu. Fonte: Folha de São Paulo/DIMMI AMORA DE BRASÍLIA

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