Porto
19/10/2016
Expectativa
é que após a finalização dos testes operacionais, prevista para novembro, o
berço norte do Píer IV esteja apto para iniciar a operação, elevando a capacidade
de embarque para 230 milhões de toneladas
Ao
carregar o navio Cape Asia, do tipo Capesize, com 160 mil toneladas de minério
de ferro destinadas à Índia, a Vale realizou mais uma etapa de testes no berço
norte do Píer IV, localizado no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM),
em São Luís. A expectativa é de que após a finalização dos testes operacionais,
prevista para novembro, o berço norte do Píer IV esteja apto para iniciar a
operação.
O teste
no berço norte do Píer IV foi realizado dia 14 deste mês. A obra faz parte do
S11D, maior projeto da história da Vale e que entrará em operação comercial em
janeiro de 2017. Segundo o líder de projetos, Jorge Candreva, o primeiro teste
de carga completa durou 72 horas, tempo necessário para realizar o carregamento
e ainda fazer todos os testes de desempenho dos carregadores, transportadores,
equipamentos de amarração e das defensas.
"Durante
o mês de outubro, ainda teremos mais dois testes de carregamento, antes que o
berço norte do Píer IV entre em operação. Nesta etapa faremos outros
carregamentos para, então, iniciarmos definitivamente sua operação",
complementa Candreva.
A
construção do Píer IV ampliará a capacidade de embarque do TMPM de 150 milhões
de toneladas para 230 milhões de toneladas, por conta do volume de minério de
ferro que virá da mina do S11D, localizada em Canaã dos Carajás (PA).
O Píer IV
é formado por dois berços: norte e sul. Com o início da operação do berço
norte, o novo píer poderá carregar dois navios da classe Valemax
simultaneamente, um em cada berço. O Valemax é considerado o maior mineraleiro
do mundo, com capacidade de 400 mil toneladas, 362 metros de comprimento e 65 metros
de largura.
Teste
funcional
Entre
agosto e setembro deste ano, foi realizada uma série de testes no Píer IV.
Inicialmente, todos os equipamentos são avaliados em vazio, sem carga de
minério. Os testes abrangem os sistemas de atracação e amarração dos navios,
correias transportadoras de embarque e os carregadores de navios. Somente após
estas etapas é que se iniciam os testes com minério.
O teste
funcional proporcionou a avaliação precisa de todos os sistemas de automação da
rota do minério, desde os pátios de estocagem, a linha de embarque e o
carregador de navio. "Os testes com carga envolveram três navios de classe
Capesize, utilizando os dois carregadores de navios (CN-3 e CN-4) instalados no
berço norte. Esta etapa é fundamental para nos certificar que todo o sistema
está pronto para entrar em operação. Estamos satisfeitos com os resultados
alcançados", explica Jorge Candreva.
Mais
Sobre o
Projeto S11D
O projeto
S11D tem capacidade de produção estimada de 90 milhões de toneladas de minério
de ferro por ano. Até setembro de 2016, todo o empreendimento, que inclui mina,
usina e logística ferroviária e portuária, finalizou 83% de progresso. O avanço
físico da mina e usina está em 95%, enquanto que a parte logística (S11D
Logística) alcançou 74%.
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