Investing.comTaxas de Câmbio fornecidas por Investing.com Brasil.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Gusa Nordeste



A Gusa Nordeste é uma usina que produz até 240.000 toneladas de ferro-gusa por ano. Uma das principais características da usina é o uso de tecnologia para co-geração de energia e o reaproveitamento de vários resíduos industriais.


GN_3


Em 1990 o Grupo Ferroeste iniciou a implantação, em Açailândia – MA, de uma Usina com capacidade para produzir 125.000 toneladas de ferro-gusa por ano. Em 1993 iniciaram-se as operações da Gusa Nordeste, junto do objetivo de se aproveitar o grande potencial do minério de Carajás e sua logística, como também as condições privilegiadas do porto em São Luis.

Em 1997, visando aumentar sua produção, a Gusa Nordeste construiu o segundo alto-forno, elevando sua capacidade de produção para 255.000 toneladas por ano. No ano de 2005 foi construído o terceiro alto-forno, elevando sua capacidade produtiva para 360.000 toneladas por ano. Grande parte dessa produção é exportada para empresas norte-americanas.
 
Ao longo dos anos a Gusa Nordeste, comprometida com o meio ambiente, passou a reutilizar todos os resíduos gerados na usina. Em 2006, ela adquiriu uma planta de injeção de carvão pulverizado, aproveitando toda moinha gerada no peneiramento do carvão vegetal e conseqüentemente reduzindo o consumo de carvão granulado enfornado via topo.

Em 2008, visando o aproveitamento do gás de alto forno gerado no processo de fabricação de ferro-gusa, a Gusa Nordeste implementou uma planta de geração de energia elétrica. A Central Termoelétrica gera o dobro da energia consumida pela usina através de uma caldeira movida a gás de alto forno. Este gás alimenta a caldeira da usina, onde é totalmente queimado, em ambiente fechado, produzindo energia de baixo custo e reduzindo o efluente gasoso gerado na produção de ferro gusa. Com a aquisição da Central termoelétrica, a Gusa Nordeste se tornou auto-suficiente em energia elétrica.

Em 2009, no intuito de reaproveitar mais um resíduo gerado na usina, a Gusa Nordeste adquiriu uma planta de moagem de escória, que permitiu o processamento de 100% da escória gerada nos altos fornos, tornando-a um produto aplicável na fabricação de cimento e fertilizantes.

Neste mesmo ano, a Gusa Nordeste atingiu a auto-suficiência em carvão vegetal, com o plantio de eucaliptos em uma área capaz de abastecer a plenitude da demanda de carvão vegetal da empresa.

Também em 2009 a Gusa Nordeste iniciou a implantação do seu projeto de verticalização cuja engenharia conceitual e básica se maturou no período entre 2006 e 2009. Este projeto, chamado Projeto AVB (Aço Verde do Brasil), representa o grande passo da empresa para avançar na cadeia siderúrgica, tornando-se produtora de aços longos.

O projeto prevê o consumo do ferro-gusa produzido no pólo siderúrgico de Açailândia para a produção de tarugos e aços laminados (vergalhões e fio-máquina), prioritariamente através da plataforma de produção da própria Gusa Nordeste, além da produção das outras empresas que compõem o pólo.

O Projeto AVB é o primeiro projeto siderúrgico do mundo genuinamente VERDE, pois o seu processo produtivo não consumirá combustíveis fósseis em sua cadeia.

Além disso, o início de sua produção, que é voltada ao mercado doméstico, previsto para 2016, levará a empresa a uma situação de desvinculação, em grande medida, da dependência de suas receitas do mercado externo e da variação cambial.

A Gusa Nordeste acredita que o sucesso e a perpetuidade do seu futuro e também do setor produtivo local passam, de maneira definitiva, pelo projeto AVB.
 

DADOS OPERACIONAIS DA GUSA NORDESTE

- Capacidade Produtiva: 240.000 Toneladas / ano
- Número de Alto-Fornos: 2
- Injeção de Finos de Carvão
- Capacidade de Co-Geração de Energia Elétrica: 10 MW
- Moagem de Escória de Alto-Forno: 4.500 toneladas/mês
- Número de funcionários: 723
OBS: A partir de julho/2016, nossa capacidade passará a ser de 456.000 t/ano, sendo 240.000 t/ano na GUSA NORDESTE e mais 216.000 t/ano, através de um novo alto-forno, no PROJETO AVB.

ENDEREÇO:
Rodovia BR 222 - Km 14,5 – Pequiá
Acailandia - MA - Brasil CEP: 65.930-000 
Fone:. +55 99 3535 6050 / fax: +55 99 3535 6088



  Alto-Fornos de Ferro-Gusa – Gusa Nordeste 

Usina de Ferro-Gusa – Gusa Nordeste 

Nenhum comentário: