O ESTADO DO MARANHÃO
Hoje, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) completa 58 anos de fundação. Criada em 18 de setembro de 1953, a entidade vem ao longo dos anos trabalhando na defesa e fortalecimento dos direitos da livre iniciativa empresarial e da liberdade no comércio.
Para celebrar a data, a Fecomércio está preparando uma festa que será realizada no dia 30, às 19h. O evento terá uma palestra com o professor Cidinho Marques no auditório da entidade. Ele falará sobre A automotivação como fundamento para o sucesso na vida. Em seguida, haverá um coquetel.
Desde a sua fundação, num contexto marcado por grandes mudanças econômicas e políticas, a Fecomércio acompanhou de perto os momentos de transformações que o Maranhão atravessou, desde episódios economicamente difíceis, até o expressivo crescimento vivido nos últimos tempos, sempre consciente do papel que lhe coube exercer no cenário estadual e atuante em prol de quem representa.
Atualmente, a Fecomércio congrega 19 sindicatos patronais em todo o estado, que juntos aglutinam mais de 30 mil empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo. E para atender esse público, a entidade desenvolve diversos projetos que objetivam fortalecer o sistema sindical como um todo.
Entre as ações atuais da entidade, destacam-se: Ciclo de Debates, Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento, a Assessoria Jurídica, Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), a Rede Nacional de Assessoria Legislativa (Renalegis), entre outros.
O Ciclo de Debates é um projeto realizado há mais de três anos pela Fecomércio e tem o objetivo de ser um espaço amplo e democrático de discussão de assuntos de interesse do setor de comércio de bens e serviços do estado, contribuindo para o acúmulo e aumento de conhecimento do empresariado, que necessita de informações atualizadas e precisas.
Para suprir a demanda de dados confiáveis, a Fecomércio lançou este ano o seu Instituto de Pesquisa. Antes, o comércio local dependia de informações do cenário nacional para avaliar minimamente o estado, mas com a criação do instituto hoje é feito diagnóstico do potencial e da tendência de consumo da população maranhense para as principais datas comemorativas do comércio, de modo que os lojistas possam se programar para as vendas nessas datas. Além disso, o instituto tem o objetivo de acompanhar os movimentos econômicos do estado, realizando pesquisas diversas para avaliar a conjuntural do setor.
“Com os dados fornecidos pelo instituto de pesquisa, os empresários podem realizar um planejamento de investimentos mais apropriado para cada época do ano, tendo uma noção real de quanto será o crescimento das vendas e, principalmente, quais produtos serão mais procurados pelos consumidores”, diz o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva.
Revista e site - A Fecomércio disponibiliza atualmente dois canais de comunicação voltados para a classe empresarial e a sociedade em geral: o site www.fecomercio-ma.com.br, que este ano ganhou novo layout; e a publicação Comércio em Revista, que circula bimestralmente com 52 páginas de reportagens especiais.
Esses dois meios de comunicação disponibilizam informações atuais e de interesse dos empresários maranhenses sobre temas variados, como economia, finanças e empreendedorismo.
Associados da federação têm acesso a diversos serviços
Como parte das ações de auxílio às empresas e entidades filiadas, a Fecomércio presta também assessoria jurídica, pela qual a Federação coloca à disposição advogados qualificados para orientá-las na hora de tomar decisões importantes que envolvam questões do campo jurídico e legal.
Para o início de 2012, está prevista a mudança da sede da Federação, do Centro para a Avenida dos Holandeses. O novo espaço, moderno e mais confortável para atender os empresários maranhenses, terá estacionamento com 200 vagas, área para exposições, teatro-cinema com 237 lugares, sala de eventos, salas de reuniões, sala de entrevistas, salas para sindicatos, restaurante panorâmico um fitness center e um terraço-varanda.
Para fortalecer as entidades sindicais, a Fecomércio desenvolve também o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que visa solidificar o associativismo e o movimento sindical empresarial; e o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), programa que incentiva o desenvolvimento da excelência na administração dos sindicatos. Esses dois projetos são desenvolvidos em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Ainda em conjunto com a CNC e as outras federações dos demais estados, a Fecomércio do Maranhão integra a Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis), que busca ampliar o acompanhamento de Projetos de Lei, que tramitam no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa e nas Câmaras Municipais, que desfavoreçam o comércio.
Além da representação sindical e da defesa da livre iniciativa e liberdade do comércio, o Sistema Fecomércio também promove o bem-estar social e qualificação profissional por meio do Sesc e Senac, entidades que já beneficiaram milhares de pessoas em todo o Maranhão.
“Com a mudança para a nova sede e a o fortalecimento da autossustentação financeira da Federação, considero cumprida boa parte da minha missão à frente da Fecomércio. Meu objetivo maior é que a nossa entidade cresça e solidifique-se, para que os próximos gestores continuem o nosso trabalho”, afirmou José Arteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário