O ESTADO DO MARANHÃO
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), lançará na próxima quarta-feira (19), na Feira das Américas – ABAV 2011, no Rio de Janeiro, o Plano Estratégico de Turismo do Maranhão – Plano Maior 2020. O evento, que se estende até a sexta-feira (21), será realizado no Rio Exhibition & Convention Center.
O Plano Maior 2020 prevê ações que organizam o setor de turismo do estado para os próximos 10 anos, com investimentos na ordem de R$ 50 milhões em programas de desenvolvimento, infraestrutura, urbanização, saneamento e promoção.
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, a expectativa é que a atividade turística, essencial para a economia do estado, possa crescer cerca de 10% ao ano até 2020, recolocando assim o Maranhão na vitrine do turismo nacional e do mundo.
“Além do crescimento econômico também trabalhamos o aumento no número de turistas, de 1,97 milhão hoje para 2,6 milhões até 2014. Nosso desafio é recuperar o imenso potencial turístico do estado”, observou Jura Filho.
Plano Maior 2020 - O Plano Maior 2020 foi desenvolvido pela Chias Marketing, empresa que realizou a primeira versão e que norteou as ações do turismo maranhense entre 1999 e 2003. Para esta nova versão, foram cerca de 10 meses de trabalho. A empresa realizou pesquisa em 64 municípios do estado com 250 entrevistas e a captação de mais de 6 mil imagens.
O Plano foi estruturado classificando os pólos turísticos, por ordem de importância, em indutores (São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas), estratégicos e de desenvolvimento. Turismo de aventura, cultura, ecoturismo, entretenimento, praias, de negócios, histórico e náutico, foram os segmentos de produtos considerados na classificação.
O Plano também mapeia os mercados emissores com maior potencial para o Maranhão, no Brasil e no mundo, além de definir a estratégia de comunicação entre turistas e o trade turístico.
Feira das Américas
A Feira das Américas - ABAV, realizada anualmente, apresenta os produtos, serviços e destinos de vários expositores de todas as partes do mundo, para um público altamente qualificado, em busca de networking e negócios.
A Feira das Américas e o Congresso Brasileiro das Agências de Viagens- ABAV são considerados as maiores vitrines do continente americano. Sob o tema "Brasil Bem Sucedido: Oportunidades e Novas Atitudes para o Turismo", o evento conta com palestras e discussões, preparando os profissionais para o futuro da indústria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário