SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (15), uma delegação de alto nível da Argentina visitará o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A visita atende a um convite formulado, em 2011, pelo então presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp - atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação -, durante reunião no Itamaraty sobre a cooperação entre os dois países para uso pacífico do espaço.
A comitiva argentina será presidida pelo embaixador e representante do governo da Argentina em Brasília, Luis María Kreckler. De parte brasileira, acompanharão, a comitiva, representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e da Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como da AEB.
Estão programadas visitas às instalações já existentes e as que estão em construção no CLA, assim como o prédio principal - onde encontra-se o Centro Técnico, que ocupa área de cerca de 10 mil m², em três pavimentos -, o novo Centro de Comando e Controle de lançamentos - onde estão os terminais de todos os sistemas de modo integrado e sincronizado -, além de um sobrevoo panorâmico em helicóptero sobre Alcântara.
Essa é a primeira vez que o CLA recebe a visita de uma delegação argentina. O CLA é considerado um dos locais mais privilegiados do mundo para lançamentos de foguetes de forma segura, econômica e competitiva, além de estimular o desenvolvimento dos programas espaciais dos países da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário