Governador e cônsul dos EUA dialogam sobre intensificação de investimentos norte-americanos no MA
O governador Flávio Dino recebeu a visita do cônsul-geral dos Estados Unidos, Richard Reiter, e da comitiva do Consulado americano na manhã desta segunda-feira (29), no Palácio dos Leões. Na pauta do encontro o estreitamento das relações entre o Governo do Maranhão e o país para o desenvolvimento de projetos e programas, além da utilização do potencial logístico do Porto do Itaqui e a intensificação de investimentos norte-americanos no estado.
De acordo com o governador, o Maranhão tem uma participação expressiva de empresas norte-americanas nas atividades de áreas como agricultura, envolvendo, inclusive, o Porto do Itaqui. “Há uma disposição para esse diálogo prosseguir. Nós temos programas que envolvem, também, a dimensão cultural como, por exemplo, o programa Cidadão do Mundo, que jovens maranhenses tem tido a oportunidade de se aprimorar nos EUA”, ressaltou Flávio Dino.
Durante a reunião, o governador exaltou as potencialidades logísticas do Porto do Itaqui e os investimentos que estão sendo feitos, como a ampliação dos berços para aumentar a movimentação de cargas, e as ligações ferroviárias que o Maranhão possui com a Região do Arco Norte do Brasil.
Para Richard Reiter, o Consulado situado em Recife tem responsabilidade com o Nordeste, por isso ele classificou a visita ao Maranhão como bastante positiva. O cônsul falou também da importância do diálogo para a expansão do comércio bilateral envolvendo os Estados Unidos e o estado. “Nossa missão inclui essas conversas de expansão bilateral com os estados. Então é importante a gente vir aqui, conversar, e entender quais são os desafios e em quais setores a gente pode fazer parceria com o Governo”, frisou.“Há o interesse, manifestado pelo cônsul, desses temas serem tratados. Além daquelas questões essenciais para o futuro do Maranhão, como por exemplo, o Centro de Lançamento de Alcântara, a plena utilização desse potencial logístico que o Maranhão possui. Foi, portanto, um momento importante para que nós possamos vislumbrar a intensificação de investimentos norte-americanos no Maranhão”, explicou o governador.
Também participaram do encontro o vice-governador Carlos Brandão e titulares de pastas do Governo que possuem interface com empresas americanas, como o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, e os secretários de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, e da Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser.
Para Ted Lago, o diálogo acerca do potencial do Porto do Itaqui e de toda a área de influência, que inclui também as ferrovias, é fundamental para o aumento da participação do mercado norte-americano. O presidente da EMAP explicou que a relação entre os EUA e o Maranhão se dá, principalmente, na importação de combustíveis e derivados e exportação de celulose. “Estreitamos muito essas relações, colocamos alguns pontos em comum, e vamos aguardar agendas futuras”, completou Lago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário