Investing.comTaxas de Câmbio fornecidas por Investing.com Brasil.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Empresas aderem à campanha de educação para o trânsito da Emap

Agência de notícias 

Divulgação

Para acompanhar a expansão do Porto do Itaqui e o consequente crescimento da circulação de trabalhadores, máquinas pesadas e veículos na área portuária, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), criou a campanha “Porto do Itaqui, Vias seguras”. A ação conta com o apoio de grandes empresas privadas.

O grande número de veículos e o andamento de obras no Porto do Itaqui levaram a Emap a criar a campanha que tem o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A campanha começou nesta terça-feira (23), às 7h, com uma blitz comandada pelo Detran-MA e participação de funcionários da Emap. O local escolhido foi a via de acesso ao Porto do Itaqui, no pátio de carretas. No local, onde há a concentração dos caminhoneiros que carregam e descarregam no porto, foram repassadas informações de saúde, realizadas aferição da pressão arterial e distribuídos preservativos e kit com material de higiene bucal.

O presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, explicou que com a chegada de novos empreendimentos ao estado, o porto se transformou em um canteiro de obras. “Estamos em franco desenvolvimento com aumento de 12% na movimentação de cargas e maior produtividade nos berços. Essa campanha é permanente e traduz no respeito à vida”, destacou.

“Estou 14 anos na profissão e tenho certeza que todos precisam de campanhas como esta. Nós passamos por reciclagens constantes, já que isso é uma exigência das empresas, mas as pessoas que acabaram de obter a habilitação só irão voltar à sala de aula daqui a alguns anos”, disse o caminhoneiro Clevio Cardoso, de Santa Catarina, que transporta derivados de petróleo.

O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Roberval Lopes, informou que há motoristas infringem regras de trânsito que conhecem, como limite de velocidade, sinal vermelho e conversões sem sinalização. “Para alterar esse quadro temos optado pela mudança cultural. Incentivamos a troca de gentilezas no trânsito e o respeito ao espaço do outro”, frisou.

“Porto do Itaqui, Vias Seguras”, na opinião do diretor do Detran-MA, Flávio Trindade, é uma importante ação de educação para o trânsito, pois conta com a parceria das maiores empresas privadas do estado e que conta com auto-regulamentação.

Nenhum comentário: