A arrecadação do ICMS no estado do Maranhão obteve um novo recorde ao alcançar, no mês de agosto, o valor R$ 296,8 milhões, um incremento de 18,8% sobre as receitas de agosto de 2010, que somaram 249,9 milhões. Este percentual de crescimento representa uma variação real de 12% acima do índice de inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que deve fechar o período em 6,5%.
O secretário da Fazenda, Cláudio Trinchão, esclareceu que os resultados refletem o fortalecimento da atividade econômica e do consumo no estado e, especialmente, a efetividade do trabalho de monitoramento do fisco estadual sobre as operações sujeitas ao ICMS realizadas no território.
Ele destacou que, apesar do resultado, há ainda espaço para o crescimento da arrecadação de ICMS em vários segmentos econômicos, como o comércio varejista para o qual o estado direcionou a campanha Viva Nota, de incentivo à emissão de nota fiscal.
Medidas importantes foram executadas, como a ativação da malha da Dief, que filtra informações declaradas pelos contribuintes, o uso da Nota Fiscal Eletrônica por atacadistas e industriais e o cruzamento de informações das declarações enviadas pelos contribuintes com os dados fornecidos pelas administradoras de cartão de crédito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário