José Cácio Júnior
Em construção desde 1987, a entrega da Ferrovia Norte-Sul foi adiada pela quarta vez. De acordo com o governador Marconi Perillo (PSDB), o ministro de Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que a conclusão da obra está prevista para abril de 2012.
O trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (a 50 quilômetros de Goiânia) era previsto para ser entregue em julho de 2010. Alterado para dezembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em visita ao Estado no final do ano passado, garantiu a entrega da ferrovia para abril deste ano. Em fevereiro, o então presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha das Neves, prorrogou a conclusão das obras para o segundo semestre.
O governador discutiu com Paulo Passos a possibilidade de o Estado oferecer uma contra-partida financeira para a construção de viadutos na Avenida Perimetral Norte. Marconi também pediu prioridade para a conclusão do anel viário de Goiânia e construção de viadutos em Terezópolis, Anápolis, Abadiânia e Alexânia, no trecho Goiânia–Brasília da BR-060.
Ao governador, Paulo Passos explicou que o Ministério dos Transportes estudará a viabilidade de construir uma ferrovia no trecho entre Goiânia e Brasília. Marconi solicitou investimentos para a conclusão das obras na BR-070, no trecho da Belém-Brasília até Cocalzinho e de lá até Cuiabá (MT), e da BR-080 entre Padre Bernardo e Brasília e entre Uruaçu e São Miguel do Araguaia.
O secretário de Infraestrutura, Wilder Pedro, e o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), Jayme Rincon, também participaram da reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário