Investing.comTaxas de Câmbio fornecidas por Investing.com Brasil.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Obras de terminal portuário em Bacabeira serão iniciadas em 2012

porto poderá atender os setores agrícola e de celulose, além de poder ser responsável pelo transporte de produtos siderúrgicos no Maranhão

 
O início das obras do Terminal Portuário do Mearim (TPM), que será construído por meio de um consórcio entre a Vale e a Aurizônia Empreendimentos, holding do setor de energia, será em 2012. Segundo o presidente do terminal, Antônio Assumpção, em entrevista à Agência Estado, a parceria com a Vale foi uma escolha "natural", já que a mineradora é a operadora ferroviária da região. O terminal ficará localizado às margens do Rio Mearim, no município de Bacabeira, distante cerca de 50 km da capital.
Entre os potenciais clientes do terminal estão os setores agrícola e de celulose, segundo Assumpção, que preferiu não citar nomes de empresas. "Essa é a nova fronteira do desenvolvimento brasileiro e carece de infraestrutura", afirmou. No dia 6 deste mês, a Aurizônia e a Vale assinaram, na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o contrato de outorga para construção e exploração, em consórcio, do TPM.
Apesar de o executivo Antônio Assumpção acreditar ser cedo para prever quando o terminal estará em operação, ele acredita que isso poderá ocorrer em 2015. "Várias etapas ainda precisam ser cumpridas para que o terminal venha a ser implantado efetivamente", adiantou. Uma das dificuldades, segundo ele, é o período de chuvas na região. Entre essas etapas está a finalização do projeto detalhado de engenharia, que, segundo ele, será de responsabilidade da mineradora Vale.
Além de atender os setores agrícola e de celulose, o terminal poderá ser responsável pelo transporte de produtos siderúrgicos, que poderão vir da produção da própria Aurizônia. A companhia planeja há alguns anos uma usina siderúrgica no Maranhão. A empresa, porém, aguarda, principalmente, por conta do cenário vivido pelo setor, com preços baixos e grande ociosidade mundial. "Há um projeto que estamos estudando há bastante tempo, mas o mercado siderúrgico não se recuperou ainda da crise de 2008 e qualquer decisão será tomada se o projeto for economicamente viável", afirmou.
No mês de fevereiro deste ano, a administração do Terminal Portuário do Mearim recebeu da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) a Licença de Instalação (LI) para atividade de embarque e desembarque de cargas em granéis sólidos, líquidos e carregamentos unitizados (contêineres e paletes, ou carga geral em forma de amarrações).
O novo porto do Maranhão será construído na margem direita do Rio Mearim, na fazenda Santa Rita de Cássia, município de Bacabeira (cerca de 60 quilômetros de São Luís).
O ESTADO DO MARANHÃO

Nenhum comentário: