Investing.comTaxas de Câmbio fornecidas por Investing.com Brasil.

domingo, 23 de outubro de 2011

ABERTURA DAS PROPOSTAS DO TEGRAM SERA NA PRÓXIMA SEMANA



Sessão pública do Tegram será reaberta na próxima semana

Publicação: 22/10/2011 23:30
A empresa Cosan Operadora Portuária S.A. desistiu do mandado de segurança impetrado perante a 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária da Justiça Federal no Estado do Maranhão, que visava obter ordem judicial para a suspensão da sessão pública de licitação do arrendamento do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), que prevê investimentos, construção, manutenção e exploração do empreendimento no Porto do Itaqui, em São Luís.

O pedido tinha por fundamento o entendimento da necessidade de republicação do edital em razão de esclarecimentos prestados pela própria Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Não havendo mais impedimento judicial, a Emap convocará as licitantes na próxima semana para a sessão pública de abertura das propostas comerciais.

O pedido da Cosan foi deferido pelo juiz federal José Carlos do Vale Madeira no dia 18 de outubro. Entretanto, a Emap só foi notificada da decisão após o encerramento da sessão de credenciamento e recebimento dos envelopes. Outras duas medidas judiciais, movidas pela Bunge e Cargill, na Justiça Federal, em Brasília, e na Justiça Estadual, no Maranhão, respectivamente, tiveram os pedidos de liminares indeferidos.

A Cosan argumentava que em razão dos esclarecimentos prestados pela Emap teria havido alteração das exigências previstas no edital e que, portanto, o mesmo deveria ser republicado, reabrindo o prazo para a apresentação dos envelopes. Caso a decisão judicial tivesse sido mantida, o cronograma do Tegram sofreria um impacto negativo de pelo menos 45 dias, o que alteraria o início de funcionamento do terminal previsto já para 2013, inviabilizando o escoamento da safra pelo Porto do Itaqui.

Apenas um dia após ingressar na Justiça, a Cosan voltou atrás e desistiu da ação informando que 'apesar da concessão do pedido não foi possível obstar a tempo a realização da sessão de entrega dos envelopes'. Com isso, a Sessão Pública efetuou regularmente o credenciamento das empresas interessadas e o recebimento dos envelopes com as propostas comerciais e os documentos de habilitação. Agora, dará continuidade aos procedimentos convocando, já na próxima semana, uma nova sessão para abertura dos envelopes.

As empresas que se credenciaram na licitação são: Granol Indústria Comércio e Exportação S.A., CGG Trading S.A., Novaagri Infra-Estrutura de Armazenagem e Escoamento Agrícola S.A e a Glencore Serviços e Comércio de Produtos Agrícolas LTDA. Participam ainda o Consórcio Crescimento, formado pelas empresas Louis Dreyfus Commodities Brasil S.A e Amaggi Exportação e Importação LTDA;o Consórcio Interalli, formado pelas empresas Interalli Administração e Participações S.A., CBL Companhia Brasileira de Logística S.A. e FSF Administração e Participações Ltda.

"O TEGRAM é uma realidade. A construção do Terminal de Grãos do Maranhão é irreversível e a Emap está empreendendo e envidará todos os esforços para que esse projeto, de interesse para a economia do país, seja concretizado dentro do que foi planejado. Um dos grandes problemas do agronegócio brasileiro é a falta de infraestrutura de logística, o que encarece os nossos produtos, diminuindo sua competitividade no mercado externo e o Tegram virá para atender essa necessidade", frisou o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati.
O IMPARCIAL

Nenhum comentário: