Ponta D’Areia ganha status de bairro de luxo
Reportagem da última revista Cyrela (de veiculação nacional) destaca o bairro como “uma charmosa península com um pouco de tudo o que São Luís tem de melhor” . Veja aqui alguns trechos da reportagem, de Clara Lacerda, que contou com o depoimento deste blogueiro e colunista social. (Foto Getty Images )
São Luís do Maranhão é uma cidade que vem expandindo seus limites consideravelmente desde a década de 1970.
Na chamada “parte nova” – que inclui bairros como Renascença e Calhau –, o desenvolvimento de Ponta D’Areia faz parte deste intenso movimento de urbanização.
Se as belezas naturais do bairro, circundado pelo mar e pela Lagoa da Jansen, são seus atrativos mais óbvios, a facilidade de acesso à região, que está apenas a quatro quilômetros do centro, também contribui bastante para fazer de Ponta D’Areia um endereço cobiçado.
A partir da década de 1990, a região da península se beneficiou com a urbanização da Lagoa da Jansen, convertida em Parque Estadual em 1988.
Com essa mudança, a Ponta D’Areia se tornou um cartão-postal da cidade, uma área nobre, repleta de condomínios luxuosos e bem equipados, perto do centro histórico, de shoppings, cinemas e dos principais restaurantes de São Luís.
Opções de lazer não faltam em torno dessa península, seja durante o dia ou à noite. Além da área verde abundante, há uma série de bares e restaurantes que ficam às margens da Lagoa da Jansen.
De vida noturna animada, faz jus à fama de Jamaica brasileira que São Luís carrega. É onde estão localizados os salões de reggae mais Beleza natural, excelência gastronômica e entretenimento emblemáticos da cidade, a exemplo do Chama Maré.
Atualmente, duas obras em curso prometem favorecer ainda mais Ponta d’Areia: o prolongamento da Avenida Litorânea até a praia do Olho D’Água, desafogando o trânsito e aumentando acessibilidade da região; e a construção do Espigão Costeiro de Ponta D’Areia, um quebra-mar para conter o avanço da erosão na área e desassorear o canal.
Concluída a primeira parte deste projeto, já é possível observar um aumento da faixa de areia. A urbanização final do Espigão prevê ainda a construção de ciclovia, quiosques, bancos e um deque de madeira reaproveitada. Tudo isso entre o mar, a lagoa e com vista para o farol que ilumina a ilha.
Ótimos motivos para morar na Ponta D’Areia
A charmosa península onde está localizado o bairro tem limites naturais formados pelo Oceano Atlântico de um lado e pela Lagoa da Jansen de outro.
Sem dúvida, é uma das paisagens mais bonitas da cidade. A orla é cercada por estabelecimentos “com os pés na água”, para ouvir música, comer pratos típicos fresquinhos e ver o pôr do sol pertinho do mar.
A gastronomia típica é um ponto forte da região, que é repleta de restaurantes clássicos, procurados por turistas e pelos próprios maranhenses.
A proximidade do centro da cidade é uma das vantagens do bairro – e o prolongamento da Avenida Litorânea, cuja primeira etapa deve ficar pronta já em setembro, promete facilitar ainda mais o acesso a Ponta D’Areia.
Essa região é perfeita para crianças e também para quem leva um estilo de vida saudável. É repleta de área verde, parques e praças, com estrutura para lazer e atividades físicas.
O incrível Parque Ecológico da Lagoa da Jansen também tem restaurantes, quadras poliesportivas e pista de cooper. Diversão garantida para todas as idades. Ponta d’Areia tem condomínios com estrutura completa de lazer e serviço.
Projetado para a contemplação da natureza local, o Farol da Ilha, um empreendimento da Cyrela, possui 400 unidades prontas para morar perto do Farol de São Marcos.
A incorporadora também está construindo o Île Saint-Louis, imóvel de inspiração francesa, com seis torres de apartamentos de até 305 m² e entrega prevista para dezembro de 2013, além do Península Way, condomínio com vista para o mar e varanda gourmet em todas as unidades, estimado para maio de 2014.
É possível ainda avistar o emblemático Farol de São Marcos de quase qualquer ponto do bairro.
Crescimento e sofisticação
É com essas duas palavras que o colunista social maranhense Nedilson Machado define a região da Ponta D’Areia, em São Luís do Maranhão
Quais são as vantagens de morar na Ponta D’Areia?
Além de ser uma praia muito bonita, fica perto de tudo: do centro histórico, dos shoppings, dos cinemas e dos principais bares, restaurantes e boates da cidade.
O bairro mudou muito nos últimos anos?
Muito mesmo. Estou morando na Península há cerca de 13 anos e não dá mais para contar a quantidade de novos prédios que foram erguidos nessa área. Além do mais, a urbanização da Lagoa da Jansen também contribuiu para mudar o visual do bairro, transformando-o em um dos mais belos cartões-postais de São Luís.
Como você enxerga as perspectivas de crescimento da Ponta D’Areia?
As melhores possíveis em matéria de crescimento e sofisticação. Só me preocupo um pouco com a questão de infraestrutura. O crescimento urbano não pode prejudicar nossas praias, que são a grande opção de lazer para toda a população da Ilha.
Que programas você indica na região?
O melhor mesmo são os simpáticos e descontraídos estabelecimentos à beira da praia, onde você pode apreciar o belo pôr do sol e comer delícias da culinária local ao som de um bom reggae. Todo maranhense adora esse programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário