A Capital do belo Estado do Maranhão é uma cidade especial. Logo ao chegar quem dá as boas vindas é o calor característico da região, mas sempre acompanhado de uma agradável brisa que vem do litoral, atenuando o clima quente. São Luís é uma grande ilha, com mais de um milhão de habitantes e muitas atrações culturais, históricas, belezas naturais e uma culinária saborosa.
Um dos cartões postais da cidade, o centro histórico, está passando por um importante processo de revitalização. Com casarões centenários bem preservados, igrejas e praças sendo recuperados, é um passeio marcante. Além da atmosfera cativante que provém da arquitetura, dos famosos azulejos coloniais e das ruas históricas, há diversas lojas de artesanato, pousadas e bares. A vida noturna é agitada também, com opções variadas: samba, pagode, forró e o famoso reggae que é tradição no Maranhão.
E a cultura respira forte pela área, com escolas de Capoeira, como a Escola de Capoeira Angola Mandingueiros do Amanhã, de Mestre Bamba, e o Tambor de Crioula do Mestre Amaral, que “ferve” nas noites de sexta-feira.
Para aproveitar os dias de sol, é só cruzar a ponte São Francisco (Ponte José Sarney), que saindo do centro histórico, por cima da foz do rio Anil, leva até belas praias. Bem perto, seguem as opções da Ponta da Areia e a extensa praia de Calhau. Um pouco mais adiante, há opções interessantes como a praia Olho d’água, que como sugere o nome, possui no meio da praia uma piscina natural formada com a própria água do mar, rasa, ideal para curtir e relaxar. Outra praia muito interessante é Araçagi, que tem algumas formações de pequenos “olhos d’água” na areia e muitas opções de quiosques de praia que além de boa comida, oferecem barracas com mesas, espreguiçadeiras e uma confortável rede pra se “dar uma esticada”.
No Araçagi, Recomendo o Bar Bumerangue. Tem um atendimento excelente e comida muito boa, na beira do mar.
E por falar em comida, é bom se preparar para fugir um pouco da dieta. Uma boa variedade de peixes, camarões e frutos do mar, carne de sol e galeto, fazem da deliciosa culinária maranhense um destaque. Os acompanhamentos também são bem saborosos, como o baião de dois, pirão, a farofa de farinha biriba e o vinagrete com coentro. O prato mais característico é o arroz de cuxá, que acompanha camarão seco e tem como diferencial o uso da “vinagreira”, erva da região; vale a pena experimentar!
Na praia do Calhau existem várias barracas a beira mar. Recomendo a do Henrique, porque a comida é ótima e as mesinhas ficam embaixo de enormes árvores, deixando o clima bem gostoso pra comer depois de pegar uma praia.
Para uma busca dos temperos e sabores de São Luís, pode se fazer uma visita ao Mercado Central. Nele é possível encontrar açaí (chamado de Jussara na região) batido na hora, tapioca, variedades de farinha, castanhas, pimentas, cachaças,licores e remédios tradicionais dos “raizeiros”. E por falar em cachaça, há uma peculiaridade sobre este assunto: a Tiquira. Diferentemente das outras cachaças, ela é feita a partir da mandioca, misturando técnicas indígenas e segundo relato de Dona Martinha, vendedora de artesanatos e produtos regionais, “… é tão forte que se o caboclo toma uma dose e molha os pés numa bacia com água fria, sai bêbado na hora!”.
São Luís do Maranhão, terra do reggae, do Bumba-meu-boi, do tambor de Crioula, do Sampaio Corrêa – clube de futebol que desperta paixão local – e de tantas riquezas naturais e culturais, alimentada pela simpatia e a alegria de seu povo, que faz uma só visita apenas ser muito breve, deixa saudades e vontade de estar mais por lá. É como diz a música de Adelino Nascimento, cantor de música brega popular da cidade: “Vou voltar pra São Luís”!
Nenhum comentário:
Postar um comentário