Energia Maremotriz
A energia maremotriz é uma delas que produz eletricidade através da conversão da energia criada pelo movimento de ondulação das massas de água em energia elétrica e pode ser obtida de duas formas, sendo através da energia cinética causada pelo movimento das marés ou da energia potencial conseguida pela diferença de altura entre a maré baixa e a maré alta. Devido a atração gravitacional e o movimento de rotação da Terra, as marés variam de altura e demoram 12 horas e 25 minutos para alternarem entre essas duas fases. As marés são uma fonte natural de energia, não poluidora e renovável.
Assim, respeitando o ciclo das marés e após a construção de um tipo de barragem com comportas e turbinas hidráulicas. Assim, há a formação de um reservatório junto ao mar que, quando a maré é alta, o reservatório é preenchido e rotacionado um tipo de uma turbina hidráulica que proporciona a produção de energia elétrica. Se a maré está baixa e, assim, a água deixa o reservatório, mesmo assim a energia elétrica é produzida.
No Brasil, as maiores amplitudes de marés se encontram na costa norte. Estudos realizados ainda na década de 80 revelaram alguns locais potencialmente favoráveis à exploração da energia maremotriz, onde o estado do Maranhão, apenas no litoral estimou-se um potencial disponível acima de 8 GW.
Outros estudos apontaram para o estado do Maranhão duas áreas potenciais de maremotriz internacionalmente conhecidas pelo mundo acadêmico.
Primeiro, a Baía de Turiaçu Localizada no estado do Maranhão, Brasil, a baía de Turiaçu apresenta um dos maiores potenciais Maremotrizes do litoral brasileiro: mais de 3,4 GW de potencial disponível. Sendo uma região riquíssima em estuários, além de apresentar marés de até 7 m, portanto, é considerada uma região bastante propícia para este tipo de exploração energética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário