O ESTADO DO MARANHÃO
IMPERATRIZ - A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, montou um estande na 11ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), que teve início ontem (14) e vai até sábado (17), na Região Tocantina. Na oportunidade, o Porto do Itaqui, que participa da feira em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Indústria e Comércio (Sedinc), mostrará ao empresariado local a mais recente atividade portuária: o início das operações da linha regular de contêiner, que marca uma nova fase na história do porto maranhense significando a mudança da concepção inicial de vocação graneleira para a entrada numa seara que abrange um volume bem mais diversificado de cargas. A novidade traz para a indústria da região novas perspectivas de exportação de vários produtos do Maranhão e de regiões próximas a custos reduzidos.
Com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul (FNS), que será interligada ao Porto do Itaqui por meio da Estrada de Ferro Carajás (EFC), o leque de oportunidades de negócios se amplia para a movimentação de cargas também do Piauí, Pará e Tocantins. Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, Imperatriz já é um grande centro de abastecimento e distribuição de produtos e está em vias de ser um centro produtor de móveis, produtos do agronegócio, entre outros.
"O que estava faltando para potencializar o desenvolvimento da região, que tem uma grande vocação industrial, era uma grande indústria. A chegada da Suzano marca o início de uma fase promissora" observa Macedo.
A presença do porto na Fecoimp se justifica pelo fato de ser reconhecida como uma importante vitrine para negócios. Criada pela Associação Comercial e Indústrial de Imperatriz, a feira faz parte do Calendário Brasileiro de Exposições & Feiras, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o que garante visibilidade nacional e internacional ao evento.
"Queremos mostrar aos potenciais clientes da região que eles serão beneficiados, principalmente os que fazem parte do grupo de empresas maranhenses de pequeno e médio porte, que poderão utilizar o porto para exportar pequenas cargas para diversos locais do mundo via contêiner", afirma Luiz Fossati, presidente da Emap.
Feira - Realizada anualmente desde 2001 pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a Fecoimp tem como foco principal promover a integração, a divulgação e o fomento do mercado regional, por meio da exposição de produtos do comércio, indústria e serviços locais, regionais e nacionais.
Nas dez últimas edições, a Fecoimp recebeu em torno de 1,3 mil expositores de treze estados e atraiu cerca de 450 mil visitantes, ávidos pelas novidades em matéria de produtos e serviços expostos durante os quatro dias de intensa movimentação do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário