Investing.comTaxas de Câmbio fornecidas por Investing.com Brasil.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Lucro do Porto do Itaqui no semestre cresce 1.792%

8 de Julho de 2015 | 19:50
  • Lucro do Porto do Itaqui no semestre cresce 1.792%

    O incremento na movimentação de cargas no porto foi determinante para o resultado positivo no semestre.

    O Porto do Itaqui apresentou excelente desempenho nos primeiros seis meses do ano. Recordes na movimentação de cargas aliados à redução de custos operacionais e de despesas administrativas ajudaram o porto a chegar à marca de R$ 31 milhões de lucro acumulado nestes seis primeiros meses. Montante que é 1.792% maior que o acumulado de janeiro a junho de 2014, quando o lucro do porto foi de pouco mais que R$ 1,6 milhão. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (8) pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
    Porto do Itaqui, em São Luís (Foto: Divulgação)
    Porto do Itaqui, em São Luís (Foto: Divulgação)
    O incremento na movimentação de cargas no porto foi determinante para o resultado positivo no semestre. O balanço da Emap registra movimentação de 10,3 milhões de toneladas no Porto do Itaqui, desempenho 27% melhor que o do mesmo período de 2014. Maio de 2015 foi especialmente significativo. Naquele mês, o Porto do Itaqui alcançou recorde histórico de operação, quando a movimentação de cargas atingiu 2,9 milhões de toneladas.
    O resultado é fruto de planejamento e metas estabelecidas pelo governo Flávio Dino. Com o alinhamento das relações do Porto à mudança das práticas na governança do Maranhão e atenção para o cenário do país, a Emap segue na missão de aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, prover a segurança e a infraestrutura portuárias. O início das atividades do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), ainda que em fase de testes, por exemplo, abre fronteiras internacionais; ao mesmo tempo, o aquecimento da economia local, por meio do lançamento de vários editais de licitação para obras estruturais e prestação de serviços no Porto, são demonstrações de como o Governo do Maranhão pode atuar na geração de negócios para o estado.
    A redução de custos e despesas foi outro fator crucial para o desempenho do primeiro semestre. “Temos consciência dos desafios do país neste momento e seguimos com pulso firme na contenção das despesas e reversão dos lucros em capacidade do porto para gerar mais negócios, contribuindo de forma responsável para o desenvolvimento do Maranhão”, disse o presidente da Emap, Ted Lago.
    Com essa dupla linha de atuação, houve crescimento de 55% nas receitas e redução de 28% em despesas operacionais nestes seis primeiros meses do governo Flávio Dino. Esse recorde operacional elevou a lucratividade da Emap em 1.792%, no comparativo com o primeiro semestre de 2014.

    Nenhum comentário: