Sistema Norte
Principal sistema de produção da Vale atualmente. O minério de ferro de Carajás, no
Brasil, é transportado por um sistema que integra mina, ferrovia e porto. A primeira parte
do trajeto é feito por trens: são 892 quilômetros percorridos na Estrada de Ferro Carajás
até o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luis, no Maranhão.
Carajás
É a maior operação de mineração da Vale. Com produção anual acima de 100 milhões
de toneladas de minério de ferro, Carajás, no estado do Pará, é considerado o maior
complexo minerador a céu aberto do mundo. O minério de Carajás é de alta qualidade
pelo seu elevado teor de ferro. Especificação do IOCJ: 64% de ferro. Reservas mineral:
7,18 bi de toneladas (2013).
Estrada de Ferro Carajás
Possui uma extensão de 892 km de linha singela com 56 pátios de cruzamento e 62
pontes e viadutos. É considerada pelo instituto ILOS a ferrovia mais eficiente do Brasil.
Possui permanentes 55 trens na malha, sendo 22 de minério. O trem tipo do minério de
ferro é composto por 3 ou 4 locomotivas e 330 vagões. Frota de vagões (GDT): 16.000
unid. Locomotivas : 273 unid. Tempo total de ciclo: 90 horas Transit time: Ida, 36h;
Volta, 32h. Comprimento do trem: 3 450 metros. Um condutor.
Terminal Marítimo de Ponta da Madeira
Localização
Está estrategicamente localizado na costa norte do Brasil a margem leste da Baía de
São Marcos e situado a 8 km a sudoeste do centro de São Luís, capital do Maranhão.
Seu canal de acesso possui 55 milhas náuticas de extensão, com largura entre 500m a
1000m. Possui uma das maiores variações de maré do mundo (máx. 6,4 m), grandes
profundidades que o capacitam a receber os maiores navios graneleiros do planeta,
incluindo os de Classe Valemax.
http://www.institutonavigare.com.br/#!projects/c1vw1
http://media.wix.com/ugd/4153f3_db45...4437f4c98f.pdf
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